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quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Show de Premios domingo no estadio após final do campeonato


Onibus bate em moto e sai da estrada na BR 163 deixando 13 feridos

O condutor do ônibus acabou colidindo na traseira da motocicleta, momento em que estava tentando fazer uma ultrapassagem. Com a colisão a motocicleta acabou sendo arrastada por alguns metros e o ônibus tombando as margens da rodovia.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, Treze pessoas ficaram feridas no acidente ocorrido na madrugada desta terça-feira (12/12), na BR-163, cerca de 100 metros para chegar ao frigorífico Redentor, entre os municípios de Guarantã do Norte e Matupá. Duas pessoas estão em estado grave.


]O acidente aconteceu entre o ônibus que transportava os funcionários do frigorifico, e uma motocicleta Honda Bros de cor preta. O condutor do ônibus acabou colidindo na traseira da motocicleta, momento em que estava tentando fazer uma ultrapassagem. No momento do acidente chovia muito e a visibilidade da estrada era baixa, motivos que possa ter causado o acidente.



Com a colisão a motocicleta acabou sendo arrastada por alguns metros e o ônibus tombando as margens da rodovia.

Duas pessoas tiveram ferimentos graves. Todas as vítimas foram encaminhadas ao hospital municipal, onde ficaram sob cuidados médicos. Nomes das vítimas  não foram divulgados.

O condutor da motocicleta passou por uma avaliação de um ortopedista e posteriormente foi encaminhado para Sinop para ser avaliado por um neurologista.

As verdadeiras causas do acidente devem ser investigadas.

Fonte: Olhar Cidade com Leidieli Lima

ENCERRA AMANHÃ DIA 15 PRAZO PARA CRIADORES COMUNICAR VACINAÇÃO DA AFTOSE ETAPA NOVEMBRO


Seu domingo Gomes, é agricultor e mora no município de Rurópolis, ele vacinou o rebanho e já veio fazer a notificação. 

Segundo ele em toda campanha de vacinação o gado é vacinado como determina a agencia de defesa agropecuária do estado do Pará.

A campanha de vacinação contra a febre aftosa encerrou no dia 30 de novembro, após essa data os criadores ainda tem um prazo de 15 dias para fazer a notificação do gado vacinado, esse prazo encerra na próxima sexta feira e essa corrida contra o tempo tem levado muita gente ao escritório da ADEPARÁ para fazer a comprovação da vacina.

De acordo com o medido veterinário da ADEPARÁ, quem vacinou mas deixar de fazer a notificação poderá ser penalizado com multas, a notificação é uma forma de comprovar que o gado foi vacinado e de manter o estado na zona livre de aftosa com vacinação.

Publicado por Édio Rosa
Fonte:  http://www.plantao24horasnews.com.br/

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Postos de saúde não funcionarão nesta quinta-feira em luto pela morte de dentista

A Secretaria Municipal de Saúde avisa a população progressense, que os postos de saúde não atenderão nesta quinta-feira dia 14.
Foi decretado luto pela tragica morte da servidora Dentista Sandy que faleceu vītima de acidente de trânsito.

Fonte: Ascom/PMNP

Audiência pública em Brasília kaiapos de Novo progresso.



CATÓLICOS LOTARAM IGREJA MATRIZ PARA COMEMORAÇÕES DE SANTA LUZIA

Festa de Santa Luzia, paróquia Santa Luzia em Novo Progresso. Presença na celebração centenas de fiéis os padre cavani, seminaristas e Padre João Pedro.




Carro é parcialmente destruído em grave acidente e para avenida Orival Prazeres

Uma grave colisão entre uma camioneta F250 e um carro aconteceu na Avenida Orival Prazeres na entrada da vicinal Cristalina no bairro Jardim América , sentido centro, na manha desta quarta-feira(13) em Novo Progresso.


Os dois veículos tiveram a frente destruída, a informação que havia mais pessoas no veiculo incluído uma Dentista que é funcionaria publica do município.

A causa do acidente e as informações sobre existência de feridos, daqui mais instantes..

Por Jornal Folha do Progresso

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Paraense pagam o 9º gás mais caro do País

No mês de novembro o preço ficou em média R$70. Em, Belém o botijão foi comercializado na faixa de R$62. Já em Altamira, o botijão mais caro (Foto: Agência Brasil)



Quem precisa cozinhar todos os dias já percebeu que salgado mesmo está o preço do gás de cozinha. No caso dos paraenses não é só impressão – em novembro o Pará foi o 9º Estado brasileiro com o preço do botijão mais caro. O produto foi comercializado em média a R$70. Mesmo a opção mais barata pesou no bolso, R$55, e a maior chega a R$100.

Com o novo aumento, autorizado pela Petrobras, o preço do botijão de 13kg já foi reajustado em mais de 80% em 2017, aponta o Dieese/PA, com base em dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP). 

Altamira teve a quinta média mais alta do Estado (R$ 83), porém, foi possível achar o produto sendo vendido a R$100 no mês de novembro. O levantamento do Dieese/Pa mostra que Belém está entre os 11 municípios paraenses com preço mais alto. O preço médio foi de R$62, com os preços variando entre R$55 e R$75. 

Redenção é o município que vende o produto mais caro, custando em média R$86 (com o menor preço a R$83 e o maior a R$90).

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Novo Progresso registrou 1450 feridos em acidentes de trânsito em 2017, 132 por mês e 4,4 por dia

NOVO PROGRESSO - O número de acidentes de trânsito nesta cidade, com vítimas – mortos e feridos assusta. Os dados finais divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, obtido pela nossa reportagem aponta que registro de absurdos 1450 acidentes nas ruas, avenidas e estradas de Novo Progresso/PA entre janeiro e novembro de 2017. Deste total o SAMU atendeu cerca de 270 ocorrências.


A Secretaria não informou suas bases de dados para chegar a esses números de acidentes de trânsito. Mas divulgou-se que perfil das pessoas vítimas de acidentes em Novo Progresso ainda se mantém o mesmo observado nas outras cidades. Um terço das vítimas é composta por condutores ou garupa de uma motocicleta, com idades entre 20 e 39 anos. Os homens, vale destacar, também são 85,7% dos condutores de veículos que se envolveram em batida entre veículos, colisões com objetos parados ou atropelamentos no ano passado. A grande maioria dos acidentes envolve motociclistas.

Pelos números totais, a gente chega até conclusões assustadoras, sendo pouco mais de 130 feridos por mês e 4,4 feridos por dia em Novo Progresso.

Publicado por Édio Rosa para Cultura FM 87.9 - REportagem Paulo Monteiro

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

CONSUMIDOR - Veja 10 direitos do consumidor que todos deveriam saber

O tempo todo nos deparamos com questões relativas a consumo, seja numa loja, na contratação de plano de TV a Cabo, na farmácia, em restaurante, enfim, a maioria das situações do nosso dia a dia são relacionadas ao consumo. Assim, para que você saiba se defender, apresentamos os 10 direitos do consumidor que todos deveriam saber:
1 - Proteção da vida e da saúde
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece que, antes de comprar um produto ou utilizar um serviço, o consumidor deve ser avisado pelo fornecedor sobre os possíveis riscos que eles podem oferecer à saúde ou a sua segurança. Assim, na hora de comprar, analise se o produto possui informações adequadas e questione os vendedores.
2 - Educação para o consumo
Você tem o direito de ser orientado quanto o uso adequado dos produtos e dos serviços. Havendo dúvidas que não foram sanadas na hora da compra ou em manuais de instrução, entre em contato com o fornecedor e peça as orientações necessárias.
3 - Liberdade de escolha
Como consumidor, você tem todo o direito de escolher o produto ou serviço que achar melhor, sem nenhuma interferência do fornecedor. No momento da compra, reflita, analise e não se deixe influenciar pelo discurso do vendedor pois só você sabe o que realmente é importante e está adequado as suas necessidades.
4 – Informação
Para tomar sua decisão, você precisa ter informações precisas daquilo que está adquirindo. Todo produto deve conter dados claros e precisos quanto a quantidade, peso, composição, preço, riscos que apresenta e modo de utilização. Da mesma forma, antes de contratar qualquer serviço, você deve ter todas as informações que julgar necessário. Questione sempre os fornecedores e esclareça todas as dúvidas antes de adquirir o produto ou serviço.
5 - Proteção contra a publicidade enganosa ou abusiva
Você se encanta com um produto na propaganda que viu e depois de compra-lo, percebe que ele não corresponde àquilo que foi prometido no anúncio. Nesse caso, você tem direito de exigir que tudo que for anunciado seja cumprido. Caso o produto não corresponda ao que foi prometido, você tem o direito de cancelar a compra ou o contrato e receber o dinheiro de volta. A publicidade enganosa e abusiva é proibida.
6 - Consumido tem proteção contratual
Normalmente, ao contratar um produto ou serviço, o consumidor assina um contrato de adesão, que é um acordo com cláusulas pré-redigidas pelo fornecedor e conclui um contrato, assumindo obrigações.
O CDC o protege quando as cláusulas do documento não forem cumpridas ou quando são cláusulas abusivas, que são contrárias as proteções previstas no CDC. Quando isso acontece, as cláusulas podem ser anuladas ou modificadas por um juiz..
7 – Indenização
O consumidor tem direito de ser indenizado, caso tenha sido prejudicado, por quem lhe vendeu o produto ou lhe prestou o serviço, inclusive podendo ser recompensado pelos danos morais sofridos. Quando isso ocorre, o ideal é buscar informação nos órgãos de proteção ao consumidor (Procon, Juizados Especiais e entidades que atuem nessa área).
8 - Acesso a Justiça
Sempre que o consumidor tiver seus direitos violados, pode recorrer à Justiça e pedir ao juiz que determine que eles sejam respeitados pelo fornecedor.
9 - Facilitação da defesa dos seus direitos
O CDC facilitou a defesa dos direitos do consumidor, permitindo até mesmo que, em certos casos, seja invertido o ônus de provar os fatos, bastando que o consumidor alegue o problema que teve, sem ter que apresentar provas, deixando para o fornecedor a obrigação de comprovar que o problema não ocorreu.
10 - Qualidade dos serviços públicos
Os Órgãos Públicos e as empresas concessionárias de serviços públicos têm o dever de prestar serviços de qualidade, e garantir o bom atendimento do consumidor.

Publicado por Édio Rosa, 
Fonte: https://www.terra.com.br/economia/direitos-do-consumidor/veja-10-direitos-do-consumidor-que-todos-deveriam-saber,863a256f64a7092ca24f483fbf5af65f024uRCRD.html


Faz três dias- Família desaparece em vôo de ultraleve no Mato Grosso

Família desaparece em vôo de ultraleve no Mato Grosso © Foto: Divulgação 
Um avião monomotor está desaparecido no Mato Grosso desde a manhã de sábado (9), enquanto fazia o trajeto entre Colniza e Juara, cidade a cerca de 640km de Cuiabá. De acordo com a família, estavam na aeronave o piloto Leandro Ferreira Pascoal, de 28 anos, a mulher dele, Francieli da Costa Resseto Pascoal, e o filho do casal, de um ano e cinco meses.

aviao desparecido
A aeronave era um ultraleve, prefixo PUMMT, modelo Paradise P1, registrada no nome de Leandro, e só era autorizada a fazer voos particulares, sem fins comerciais. Leandro, era pecuarista e costumava visitar seus pais na cidade. Ele fazia usualmente esse trajeto, com duração de uma hora e meia, há quatro anos e nunca teve problemas. O último contato foi às 10h30 de sábado, quando o piloto informou que sobrevoava a cidade de Juruena, a 40 minutos do destino final.

Segundo o pai do piloto, Alves Aparecido Pascoal, o filho pediu que os familiares fossem esperá-los no aeroporto, mas o avião não chegou. Os celulares do casal estavam fora da área de cobertura.

Alves contou ter mobilizado amigos que são donos de aeronaves e realizado, por conta própria, algumas buscas na região, sem sucesso. “Passamos em todas as pistas de pouso das fazendas e não os achamos. Acredito que ele teve algum problema no avião e precisou pousar em algum lugar.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave SC-105 Amazonas e o helicóptero H-1H estão engajados desde a manhã deste domingo (10) nas operações de busca e salvamento, que se concentram nas proximidades do município de Juruena (MT). A área está sob responsabilidade do Cindacta IV, de Manaus.

Às 14h30, Alves disse que a área de busca tinha sido ampliada. “Esperamos terminar logo com essa angústia”, disse.

Por Galeno Lima para o Estado
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

sábado, 9 de dezembro de 2017

Acidente entre motocicleta e veículo deixa duas pessoas feridas em Novo Progresso

a noite desta sexta-feira (08), uma colisão entre uma motocicleta e um veículo de passeio deixou dois feridos em Novo Progresso.

Conforme a reportagem, uma motocicleta com carona trafegava na avenida Dr. Isaias Antunes, e manobrou para entrar na travessa Belém, o veiculo que tinha uma mulher na direção, vinha sentido contrario [na outra mão] entrou na Belém e acabaram por colidir. O motociclista e a carona foram lançados ao chão. As vítimas foram socorridas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e encaminhada para uma unidade hospitalar. Seu estado de saúde não foi divulgado. Os dois tinha fraturas expostas.

Por Jornal Folha do Progresso com fotos

Com críticas de rodoviários e indígenas, audiência pública sobre ferrovia Ferrogrão é encerrada em Sinop

Foi encerrada, há pouco, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a audiência pública realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que teve por objetivo discutir a ferrovia que ligará Sinop a Miritituba, no Pará, a chamada Ferrogrão. Além de apresentar o esboço do projeto, o órgão colheu sugestões para aprimorar os estudos técnicos que irão balizar o contrato de concessão.

Dezenas de indígenas acompanharam a audiência. Os que fizeram uso da palavra criticaram o projeto, principalmente, por não terem sido ouvidos previamente. “Nossa reserva já sofre com o desmatamento, com mudança de clima e rios que estão secando. Este projeto precisa ser estudado direito. O povo, seja indígena ou não, precisa entender melhor sobre a Ferrogrão. Os índios precisam ser ouvidos. Os políticos pensam no desenvolvimento econômico de Mato Grosso, mas não no desenvolvimento do nosso povo", afirmou o articulador político do movimento indígena, que representa 16 povos do Xingú, Yefuca Kayabi.

O empreendimento também recebeu críticas por parte dos trabalhadores rodoviários. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Rodoviário do Norte de Mato Grosso (Sintronormat), Jaime Sales, disse que a ferrovia irá resultar em milhares de demissões no setor. "Fizemos uma conta básica e, só na parte de direção veicular (motoristas), estimamos a perda de 10 mil empregos. Com a parte de logística interna, este número praticamente dobra. É uma questão que a ANTT não se preocupou em explicar", criticou, apoiado por Wilson Rodrigues, presidente do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de Sorriso e região.

Edeon Vaz, diretor do Movimento Pró-Logística da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), por outro lado, defendeu o empreendimento. Para ele, o temor de desemprego por parte dos rodoviários é infundado. “Quando se implanta o modal ferroviário, você tem que alimentá-lo. Vai ter que ter caminhões transportando o grão até a ferrovia. Igual ocorre com a Ferronorte (Santos-Rondonópolis). Isso vai acontecer aqui. Vai ter que trazer produtos de Juara, de União do Norte, de Trivelato. São rotas de 300 a 400 quilômetros que vão alimentar a ferrovia. Isso ‘não entra nas contas’ dos caminhoneiros”.

O superintendente de Ferrovias da ANTT, Jean Mafra, não descartou a possibilidade de remarcação das audiências canceladas em Itaituba e Novo Progresso, ambos municípios do Pará. O adiamento, segundo a agência, se deu em razão do bloqueio na BR-163 por parte de indígenas, que, por sua vez, contestam a justificativa e criticaram duramente a decisão. “Vamos levar para a ANTT deliberar e brevemente vamos ter uma posição sobre isso”, garantiu Jean.

Caso não haja remarcação, a fase de audiências públicas deve se encerrar no próximo dia 12, com uma última sessão no prédio da ANTT, em Brasília (DF). Além de Sinop, também foram realizadas audiências em Cuiabá e Belém. Após encerramento desta fase, o Tribunal de Contas da União (TCU) ainda precisará aprovar o plano de outorga elaborado pelo Ministério dos Transportes. Em caso de autorização, o edital de licitação, na modalidade leilão, será lançado. A empresa que oferecer o maior lance, então, poderá assinar o contrato.

Além de lideranças indígenas, representantes sindicais e produtores rurais, também participaram da audiência o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, o deputado federal Ederson Dal Molin, o secretário municipal de Indústria e Comércio de Sinop, Daniel Brolese, e o vereador Ícaro Severo.

Os debates não contaram com a presença do Ministério Público Federal (MPF). Em nota assinada por procuradores da República do Pará, Mato Grosso e Brasília, o órgão justificou que a ANTT se recusou a acatar a recomendação que apontava uma séries de riscos socioambientais e aos cofres públicos, além do desrespeito a direitos de indígenas e ribeirinhos, com a realização das audiências antes das consultas aos povos afetados.

Os procuradores alertam que a homologação dos estudos para a concessão da ferrovia sem a consulta aos impactados pode levar à anulação desses estudos, que custaram R$ 33,7 milhões aos cofres públicos, e tornar ilegal todo o processo da concessão da ferrovia.

Segundo eles, o relatório de viabilidade técnica da ferrovia homologado pelo Ministério dos Transportes sugere interpretação equivocada de portaria sobre a atuação de órgãos federais em processos de licenciamento ambiental, induzindo conclusão errada de que o trajeto “não afetaria áreas indígenas por estar a mais de dez quilômetros de distância”.

Para o MPF, essa conclusão viola o dever de informação às empresas licitantes, tendo em vista que pode haver resistência das comunidades interessadas e pedido judicial de anulação do processo de concessão, além do ajuizamento de outras ações.

A previsão é que o edital e o leilão ocorram no primeiro semestre de 2018, de acordo com o cronograma do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O prazo de concessão será de 65 anos e os investimentos previstos são de R$ 12,6 bilhões.

O projeto da Ferrogrão entre Sinop e Itaituba tem 1.142 quilômetros de extensão. O novo corredor ferroviário de exportação, que promete melhorar o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste via Porto de Miritituba (PA), tem previsão de carregar até 42 milhões de toneladas de grõas em 2050.

(fotos: Diego Oliveira/Só Notícias)