Wikipedia

Resultados da pesquisa

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Hospital Público de Castelo dos Sonhos registra queda acentuada de internações por Covid-19

 

Em abril de 2021, foram registradas 37 internações pela doença, enquanto neste mês de maio, até então, apenas quatro pacientes precisaram se internar

O Hospital Público Geral de Castelo dos Sonhos "João Trevian Sobrinho", na Região do Xingu, registrou, no mês de maio, até esta quinta-feira (27), a internação de apenas quatro pacientes com Covid-19, uma queda significativa, considerando que no mês de abril 37 pessoas precisaram de internação por causa da síndrome respiratória aguda (sars).

A diretora do Hospital, Louhanna Silva, atribui a queda no número de internações a três fatores principais: o atendimento rápido e de qualidade disponibilizado pelo hospital, a oferta de leitos completos para a Covid-19 e a conscientização e cuidados mais intensos da população, por conta do aumento do número de casos da doença na região.

"Fazendo um comparativo entre os quase 10 meses de atendimento para essa patologia nota-se uma onda assimétrica de evolução progressiva e uma considerável diminuição neste último mês, no qual o índice de mortalidade se tornou quase inexistente. O mês de abril foi o pico de casos na nossa unidade, chegando a quase 90% de ocupação dos leitos", explica a diretora.

O empresário Jefferson Luiz Bazanella, 42 anos, foi um dos pacientes atendidos no Hospital de Castelo dos Sonhos, que precisou de internação no mês de março, após apresentar febre, falta de ar e queda na saturação.

"Precisei ficar quatro dias sob cuidados da equipe, que foi muito atenciosa comigo, fiz todos os exames e recebi a medicação que precisava para me recuperar. O atendimento foi tão bom que o meu pai foi contaminado com Covid-19 em abril e eu fiz questão que buscasse atendimento na unidade, porque eu confiava nos profissionais e na qualidade do serviço", assegura. O pai do empresário teve alta no início do mês de maio, após 12 dias de internação.

O secretário de Saúde Pública do Pará (Sespa), Rômulo Rodovalho, ressalta que o Hospital recebe efetivamente a demanda da região e busca equilibrar a rede de atendimento em saúde. "Ao longo de quase um ano de atividades, o Hospital vem sendo uma retaguarda importante para atender os pacientes de Covid-19 na região. A Sespa avalia positivamente esse trabalho que vem sendo realizado, que é muito árduo e contínuo", ressalta.

Segundo Louhanna Silva, o paciente que dá entrada com suspeita de Covid-19 na unidade é atendido na porta de maneira ágil e evolutiva. São disponibilizados testes rápidos e o tratamento necessário, de acordo com prescrição médica. Se houver indicação de internação, o paciente é regulado e é disponibilizado um dos leitos do hospital.

HOSPITAL DE CASTELO DOS SONHOS

Situado no distrito de Castelo dos Sonhos, a 1,1 mil quilômetros da sede municipal de Altamira, o Hospital tem uma localização considerada estratégica no Xingu. A unidade foi entregue no dia 17 de julho de 2020, conforme divulgado pela Agência Pará.

Em 18 de maio de 2021, o Hospital Público iniciou o atendimento ambulatorial de mais especialidades: ortopedia, cirurgia geral, pediatria, ginecologia, obstetrícia e cardiologia. Nesta quarta-feira (26), foi inaugurado o novo centro cirúrgico da unidade, que atenderá, inicialmente, cirurgia geral, casos de emergência de baixa complexidade, além de ortopedia, ginecologia e obstetrícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário